Av. Silva Jardim 3928
41 32439530

Coritiba investe na formação do atleta/cidadão por meio do Inglês

blog-coritiba-investe-na-formacao-do-atleta-cidadao-por-meio-do-ingles

Para se ter uma ideia, segundo o Yahoo Esportes (2017) “existem 265 milhões de atletas que jogam a modalidade de maneira formal, sendo que só no Brasil existem 30 milhões”, este número em escala global, com plena certeza chega a bilhões se considerarmos os “peladeiros” e os “amadores”.

É interessante observar que a primeira finalidade de qualquer esporte, e o futebol não foge disso, é criar um bem social, retirar meninos e meninas de riscos e inseri-los no caminho do bem. Então, este pode ser considerado um fato social do nosso país.

O idioma é importante em quase todas as profissões do mundo, e em 100% dos casos de situações culturais que nos cercam. Um caso para elucidar isso é o fato do Coritiba Foot Ball Clube, clube de futebol de Curitiba – PR, estar investindo na capacitação de seus jogadores.

Esse movimento para trazer as escolas de idiomas para dentro dos clubes formadores é bastante significativo, pois demonstra a preocupação e também o investimento nas categorias de base dos clubes para que seus atletas tenham real possibilidade de competir em outras áreas caso não venham a se tornar jogadores no futuro.

Para se ter uma ideia prática do quão importante é dominar um segundo idioma no meio futebolístico, o portal de notícias da G1 (2018) veiculou uma matérial explicando o motivo da seleção Belga só falar em Inglês, deixando seus idiomas maternos de lado – Holandês e Francês –  “em decorrência da diversidade étnica do país, os jogadores decidiram utilizar o Inglês como língua âncora para evitar favorecer uma ou outra língua de seu país”.

Isso tudo sem levar em consideração outros pontos como facilidade de entendimento, agilidade na adaptação em relação a situações táticas da profissão, capacidade de interagir com colegas desde o primeiro dia dentre outras vantagens de conhecer o idioma antes mesmo de sair das categorias de bases dos clubes paranaenses e brasileiros.

E os casos de sucesso não param por aí, temos o brasileiro Leonardo (campeão da Copa do Mundo de 1994), como jogador, e hoje como dirigente, aprendeu a se comunicar em quatro idiomas de forma corrente – Inglês, Espanhol, Francês e Italiano – e até a ”arriscar” um pouco de Japonês.

O idioma Inglês está presente em todos os cantos do mundo, em praticamente todas as profissões, em todas as transações comerciais e principalmente, é considerado por mérito, o idioma dos negócios. Segundo a revista Exame (2017) “apenas 3% da população brasileira fala o idioma de forma fluente”, o que torna a iniciativa do clube curitibano algo a ser seguido.

A NetLinguae como parceira nesta empreitada com o Coritiba Foot Ball Clube crê que a formação correta do cidadão permite que ele tenha maior adaptabilidade em relação a qualquer momento de sua vida, pois o futuro pode revelar inúmeras situações adversas, sendo ele um futuro jogador, um futuro administrador, um futuro empresário ou qualquer outra profissão, ele estará mais preparado para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Related Posts

Leave a reply

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Mande um Whats
Entre em contato
Mande um whats por aqui agora!