Quando falamos em CEFR, a maioria dos estudantes que querem fazer uma graduação no exterior vão à loucura! Mas mantenha a calma, eles não são assustadores como você pensa. E com esse conteúdo, você vai aprender como atingir um bom nível no CEFR e sair na frente!
O que é CEFR?
Para muitos, essa sigla ainda não tem um significado, pois nunca ouviram falar (ou esqueceram). A sigla quer dizer “Common European Frame of Reference”, ou “Quadro de Referência Comum Europeu”. Ele atribui ao indivíduo o que ele deve ser capaz de realizar em termos de língua estrangeira, e faz isso de acordo com o grau de conhecimento do falante, conferindo condições de igualdade para qualquer um, independente do seu local de origem.
Quais são os níveis do CEFR?
O CEFR divide o domínio de uma língua em seis níveis diferentes:
A1 e A2 – este nível refere às tarefas cotidianas básicas realizadas por iniciantes. Aqui estão categorizados os alunos recentes, que são capazes de se comunicar em tarefas simples e rotinas que exigem apenas uma troca rápida e fácil de informações.
B1 e B2 – Nesse nível o falante tem mais conhecimento e entendimento da língua. O B1 é o intermediário, onde o indivíduo compreende os assuntos no qual lhe é familiar, e também é capaz de pronunciar discursos simples sobre temas de seu agrado.
Já o B2 os indivíduos são mais independentes, pelo fato de que, para atingir esse nível no CEFR, a pessoa precisa compreender desde ideias principais até textos complexos e discussões técnicas sobre sua área de especialização, por exemplo.
C1 e C2 – este é o nível mais alto que um indivíduo pode chegar, pois ele simboliza a proficiência na maioria dos casos como quem pretende trabalhar ou estudar fora do país! O nível C1 relaciona a habilidade de compreender textos longos e sua comunicação é feita de forma fluente e espontânea, sem muitas pausas para pensar em todas as palavras. Já o nível C2 significa que o indivíduo atingiu o domínio pleno do idioma, onde ele consegue compreender tudo o que ouve ou lê sem esforço algum e com exatidão.
Como descobrir em que nível eu estou de acordo com o CEFR?
Recomenda-se realizar testes de nivelamento, sejam online ou presenciais, realizados por escolas de idiomas, como a NetLinguae! Com esse teste é possível identificar em qual posição o candidato se encontra dentro do CEFR. E decorrente a isso, é elaborado um relatório de desempenho com as especificações que auxiliam o indivíduo a realizar melhorias para atingir um bom nível no CEFR.
Como melhorar meu nível para atingir uma pontuação melhor no CEFR?
A maioria dos estudantes que procuram atingir um bom nível no CEFR fazem isso por especificações solicitadas por países estrangeiros, pois caso você queira trabalhar ou estudar no exterior, cada país tem uma nota mínima do CEFR que é aceita. Dessa forma, a melhor solução após um teste de nivelamento é procurar um bom professor de inglês que saiba te dar todo o suporte para atingir esse nível de forma com que você atinja seus objetivos.
As aulas individuais são as mais recomendadas nesse caso, pois o aluno e o professor definem um objetivo base juntos!
Gostou do conteúdo e quer aprender mais sobre como conseguir um bom nível no CEFR? Fale com um de nossos colaboradores ou acesse o site dos nossos cursos online!