Av. Silva Jardim 3928
41 32439530

6 Dicas para fazer pós-graduação no exterior

Sabe aquele momento em que você está quase no fim do ensino médio e pensa: “o que vou fazer da minha vida depois que o colegial acabar?”. Pois é, essas dúvidas perduram na cabeça de pessoas que tem o objetivo de fazer uma graduação ou uma pós no exterior. E é sobre isso que vamos abordar, dicas que irão te ajudar a alinhar o seu objetivo daqui para frente! Vamos nessa?

 

1. Defina seu objetivos pessoais e profissionais 

Primeiro de tudo: definir seus objetivos é mais do que necessário antes de tomar qualquer decisão, principalmente quando envolve fazer uma pós graduação no exterior. Pois isso te ajudará a definir o seu futuro! Então essas dicas já começam por aí:

Essa é uma tarefa importante quando se trata de estudo, pois eles precisam estar alinhados a um único objetivo: sua formação. Mas até a chegada, existem questionamentos a serem feitos: como por exemplo:

  • O que você espera aprender ao realizar uma pós graduação no exterior?
  • Esses resultados que ela lhe trará estão de acordo com os resultados pretendidos por você?

Com isso em mente, seus objetivos ficaram mais claros e você conseguirá visualizar melhor seus objetivos!

 

2. Dê uma olhada nas universidades 

Com seus objetivos definidos, chegou a hora da busca incansável pela melhor universidade de acordo com o curso escolhido. Existem inúmeras instituições que não possuem tanto reconhecimento aqui no Brasil, mas que lá fora tem uma reputação enooorme!

Caso conheça alguém que tenha alguma ligação com o pessoal de lá, pergunte à essa pessoa se ela pode te fazer recomendações.

 

3. Encontre o seu TOP 3

Objetivos definidos, recomendações recolhidas, perfeito! Chegou a hora de ir mais afundo nas suas pesquisas e definir as suas queridinhas para dar uma olhada mais de perto. Uma dica extra que eu te dou é dar uma olhada nos rankings internacionais, pois eles são ótimos guias para reconhecer as melhores universidades para realizar a sua pós graduação no exterior, desde que sejam analisados com bons olhos, pois segundo a diretora do Education USA Advising Center, “Muitos alunos erram ao olhar apenas para as 10 primeiras posições desses rankings. Essas universidades certamente são excelentes, mas também muito competitivas. Olhe sempre além das 25 primeiras”.

 

4. Análise financeira e análise de perfil são importantes

Sempre quando queremos comprar alguma coisa, precisamos de apenas duas perguntas: eu posso pagar por isso? e a outra é:  eu realmente preciso disso?

No caso, a resposta da segunda pergunta dentro do seu objetivo é SIM! Mas, a primeira precisa daquele tempo de ressalva para responder. Uma dica boa é analisar junto às universidades qual é o perfil de seus candidatos aprovados em anos anteriores (e sim, eles disponibilizam isso!), e se elas fornecem bolsas de estudos caso haja necessidade.

 

5. Lista de requisitos da faculdade

Após decidir para quais universidades você quer se candidatar, a sugestão é fazer uma planilha com todos os requisitos exigidos por essas instituições e seus respectivos prazos de entrega.

 

6. Planejamento de candidatura

Pronto, objetivos definidos, universidade escolhida, top 3 feito, análise financeira realizada, CHEGOU A HORA! Com a planilha feita, crie um plano de ações para aprimorar o seu perfil e deixar ele o mais competitivo possível para ser aprovado! E claro, não se esqueça que cada universidade tem os prazos a serem cumpridos, tenha foco!

 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre dicas para fazer uma pós graduação no exterior? Fale com um de nossos colaboradores ou acesse o site dos nossos cursos online!

Redirecionar para landing page e-book 16 dicas

Leave a reply

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.