O inglês, sem dúvidas, é uma língua que traz grandes dificuldades na hora de seu aprendizado. Sua estrutura gramatical, ortografia, significados e regras, às vezes, parecem se contradizer e são conceitos difíceis de dominar. Não obstante, há métodos e estratégias que podem ser tomadas para facilitar e melhorar seu desempenho na longa jornada de estudo do novo idioma. A seguir, uma lista que descreve seis dicas que podem melhorar muito o seu aprendizado do inglês:
1. Divirta-se com a língua
Estudar uma língua nova muitas vezes, por exemplo, envolve a constante repetição de exercícios de uma apostila para garantir o domínio do conceito. Apesar de ser necessária, a prática repetitiva não precisa ser a única técnica utilizada na hora de seus aprendizados. Muito pelo contrário, ela não deve ser a única! A diversidade das maneiras em que você pode estudar o inglês é infinita. Portanto, de tempos em tempos, tente achar maneiras de se divertir durante os seus estudos. As maneiras são várias: assista uma série ou filme, escute uma música de um artista que fala a língua e cante junto, leia seu livro favorito em sua versão na língua inglesa, entre outras ideias. Use sua criatividade; as opções são imensuráveis! Só lembre-se que o único denominador em comum para todas suas estratégias divertidas de aprendizado é o inglês como a língua que rege este conteúdo. Esta técnica é essencial para te manter motivado e para que você possa sentir independência e variedade nos seus estudos.
2. Se prepare para uma prova de proficiência
Ambos o TOEIC e o TOEFL, requerem que você possua habilidades acima da média nos quesitos de ouvir, ler, falar e escrever em inglês. A preparação que você terá que ter para realizar tranquilamente uma dessas provas envolve diversas etapas muito benéficas, em geral, para o seu aprendizado da língua. Alguns exemplos de competências que você irá adquirir naturalmente enquanto você se prepara são a melhora do seu vocabulário (podendo ser um jargão mais profissional no caso do processo de estudo para a prova TOEIC) a capacidade de escrever redações em inglês que garantirão seu sucesso, e assim por diante. No final de sua preparação e após a realização de sua prova, você não somente irá estar fluente no inglês, mas também possuirá um certificado que comprove sua proficiência na língua que pode ser usado para conseguir oportunidades de emprego (TOEIC) ou estudo no exterior (TOEFL). Em síntese, a decisão de se preparar para uma prova de proficiência só trará fins positivos. A NetLinguae oferece cursos preparatórios que orientam e preparam o aluno muito além de somente o necessário para garantir o resultado desejado no exame. As aulas funcionam em cursos individuais com exames simulados que providenciam uma experiência real dos testes.
3. Use tradutores com inteligência
É muito importante que você não crie uma dependência ao tradutor. Não me entenda mal: os tradutores, como Google Translate por exemplo, são ferramentas muito convenientes, mas é necessário que você use estes recursos de uma maneira astuta. É muito comum que alunos peguem o hábito de inserir longos parágrafos ou frases no tradutor com a expectativa de uma resposta correta e extraordinária, mas este nem sempre é o caso. Muitas das vezes, quando se traduz algo mais extenso, os sistemas utilizam um método de tradução que vai de palavra por palavra. Portanto, na hora de ler ou falar a frase que sai como resultado, os elementos tendem a ficar fora de contexto ou não levam em conta expressões específicas da língua. Assim sendo, é melhor usar estes recursos para traduções de palavras únicas. Caso haja dúvidas em termos da construção de um sentença, seu porto seguro deve sempre ser seu professor.
4. Praticar, praticar e praticar!
O autor Malcolm Gladwell popularizou em seu livro, Outliers: The Story of Success, o conceito de masterizar qualquer habilidade praticando-a por 10,000 horas. Apesar da quantidade exata de horas ser debatível, a necessidade de prática longa e constante para o aprendizado efetivo do inglês é inquestionável. Infelizmente, não há nenhuma fórmula secreta ou truque de mágica que possa estupendamente e instantaneamente inserir toda a fluência do inglês em seu cérebro. O segredo (que não é tão secreto assim) é que é fundamental que você faça aulas, tarefas de casa e vá além das atribuições que sua escola de idiomas impõe. Já mencionamos maneiras divertidas de estudar nesta mesma postagem. Portanto, sempre que possível e sem se importar tanto com a metodologia, para que você possa atingir o seu sonho da fluência em inglês, adicione mais algumas horas de prática a sua rotina.
5. Participe de imersões
As imersões são momentos de aprendizado onde todo o funcionamento do dia a dia do evento é em inglês. Todos os participantes engajam em diversas atividades que envolvem a prática da fala, escrita, compreensão auditiva e leitura desde o início do dia até o seu final. Dinâmicas em grupo, apresentações, jogos e momentos de relaxamento realizados todos em inglês são o que compõe a rotina próspera de aprendizado de uma imersão. Com certeza, no final de todas as atividades você sentirá a diferença que estes exercícios e práticas tiveram na sua fluência. A NetLinguae possui um programa de imersões diferenciado que tem ocasionado resultados esplêndidos para seus participantes.
6. Planeje um intercâmbio
O poder que um intercâmbio tem de elevar o seu nível de fluência no inglês é incontestável. Além de você ter a oportunidade de conhecer uma realidade completamente nova, você estará inserido em uma cultura e história que depende da língua que você está aprendendo. As oportunidades de estudo, quando se está fazendo um intercâmbio em um país que fala inglês, são ilimitadas. Basicamente, só de você estar vivendo e funcionando naquele ambiente, você estará aprendendo. Não há dica ou técnica para melhorar seu aprendizado do que viver a língua através de um intercâmbio. A NetLinguae oferece oportunidades de intercâmbio para a Inglaterra e Canadá, onde você poderá utilizar de suas férias para aprimorar seu idioma fazendo módulos super intensivos em escolas parceiras e também experienciar o novo.
Gostou do conteúdo e se interessou por um de nossos cursos preparatórios para testes, imersões ou intercâmbios? Fale com um de nossos colaboradores ou acesse o site dos nossos cursos online!